terça-feira, 30 de novembro de 2010

Em praça pública, Governo e Ufac formam 114 professores em Manuel Urbano

Escrito por Ernani Baracho

600 professores de comunidades de difícil acesso foram beneficiados com curso superior

A entrega dos diplomas dos formandos do Programa de Formação Superior da Educação Básica em municípios de difícil acesso foi concluída como iniciou: em praça pública. A exemplo de Assis Brasil, os 114 formandos de Manuel Urbano receberam na noite da última sexta-feira, 26, seus diplomas na presença de milhares de pessoas na praça central da cidade. O município vai contar agora com profissionais habilitados em Letras, Biologia e Matemática.

Com pouco mais de 7 mil habitantes e apenas 34 anos de emancipação, o município de Manuel Urbano, há dez anos não contava sequer com escola de ensino médio, e o curso superior era apenas um sonho distante. Hoje a realidade é bem diferente. Com a iniciativa ousada do Governo do Estado em ofertar a modalidade em todos os municípios de difícil acesso, foi possível também oferecer a qualificação dos docentes com nível superior através da parceria realizada com a Universidade Federal do Acre. “Vivenciar este momento é uma emoção indescritível. É um prêmio que o nosso município está recebendo”, diz o prefeito Francisco Mendes.

75% dos formandos atuam nas cinco escolas mantidas pela prefeitura de Manuel Urbano. A mesma situação vivida por Assis Brasil, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus, que juntos formaram 500 professores. É o caso de Jocicleia Alves, de 27 anos, professora de Manuel Urbano. ”Uma coisa que era impossível se tornou realidade: ser licenciada em Letras. Isso me credencia profissionalmente diante dos alunos e da sociedade”.

A secretária de educação, Maria Corrêa, fez questão de lembrar aos diplomados e ao público presente das avaliações educacionais que envergonhavam o Estado em 1999, quando apontavam o último lugar do país, e que para mudar o quadro foi preciso coragem, determinação e um grande esforço. “Tudo isto se define em uma palavra: Superação. Foi preciso enfrentar desde o início, descrenças e críticas para levar ensino superior a estas comunidades, mas são vocês professores, que vão dá o tom disso lá na frente”.

Maria Corrêa também ressaltou a posição de Manuel Urbano em relação ao Ideb, que mede a qualidade da educação da escola e dos municípios, e colocava o município, em 2005, entre os piores do Acre. A nota do município dobrou em apenas quatro anos: passou de 1,9 para 3.8. “Este ano Manuel Urbano ficou entre os melhores. Esse resultado é consequência de um trabalho que vem acontecendo ao longo do curso de vocês”, constatou.

O vice-governador, Cesar Messias, destacou a importância da Ufac na formação dos professores e da parceria firmada com o Governo. “A Ufac é uma instituição forte. Tenho certeza de que vamos juntos fazer mudanças profundas na educação do Acre. Em breve seremos proporcionalmente o Estado com maior número de pessoas com curso superior”. César Messias disse ainda que aprendeu muito nos últimos quatro anos com o governador Binho Marques, se referindo a ele como sendo “O Professor do Acre”.

Em 2011, mais quatro mil profissionais concluirão curso superior entre professores e pessoas da comunidade, através de outra parceria com a Universidade Federal do Acre e Secretaria de Educação, para qualificar os professores da zona rural de dez municípios em cursos de História, Matemática, Biologia, Educação Física, Geografia, Letras e Pedagogia.

Outro curso oferecido gratuitamente pelo Governo à população de 15 municípios é o de Economia, também ministrado por docentes da Ufac e com término previsto para o próximo ano. Serão mais 675 profissionais capacitados para o mercado de trabalho.

Para o vice-reitor da Ufac, Pascoal Muniz, a união com o governo viabilizará outros projetos para o futuro. “Certamente virão outras possibilidades de estudos para todos, e nós vamos ajudar a trazer estas possibilidades para o interior do Acre”.

Além da Ufac, a Secretaria de Educação mantém parceria com a Universidade de Brasília(UnB) e Universidade Aberta do Brasil(UAB). Na UAB são oferecidos em oito municípios, cursos de Teatro, Música e Artes Visuais.

Agência de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário